QUALIFICAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA: SAAE SEGUE COM A OFERTA DE CURSOS GRATUITOS PARA A POPULAÇÃO DE NOVA REPÚBLICA E SANTA TEREZINHA
Além de realizar grandes obras que garantem a distribuição de água encanada e a destinação correta dos esgotos domésticos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Alagoinhas também se compromete com o desenvolvimento social da população.
Através do Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS) do Avançar Cidades, o SAAE está oferecendo cursos de corte e escova, oficinas de artesanato, fortalecimento feminino, formação de síndicos, atendimento em comércio varejista, curso de assistente administrativo, logística e marketing em vendas e atividades físicas, como o alongamento e o “Dançando nas manhãs”, para a população de Nova República e Santa Terezinha.
Na última segunda-feira (27), a Assessoria de Integração Comunitária da autarquia realizou a culminância da oficina de alongamento. “Estamos muito felizes com a adesão que nossos cursos e oficinas estão tendo. As turmas estão cheias, de acordo com o que os protocolos de segurança da pandemia permitem, e os alunos estão gostando tanto que solicitaram a continuidade das ações”, disse a assessora de Integração Comunitária do SAAE, Leila Pires.
“Estou achando tudo de bom, alegrou a nossa comunidade, trouxe bem-estar, principalmente para os idosos, trouxe melhorias para nossa mente, nossa alma, nosso corpo… Então foi muito gratificante quando o SAAE pensou no lado social do nosso bairro. Fiquei muito feliz e tenho certeza que toda a comunidade está muito feliz e gostaria que durasse muito, pois está sendo bom demais!”, relatou Maria Amélia Ferreira, moradora de Santa Terezinha, que participou da oficina de alongamento e está matriculada também no “Dançando nas Manhãs”.
Devido ao sucesso das ações, a Assessoria de Integração Comunitária já está revendo o projeto, para oferecer a abertura de mais turmas das oficinas, cursos e demais atividades.
Confira fotos abaixo:


Fotos e texto: Ascom SAAE Alagoinhas.


Leila Pires, coordenadora da Assessoria de Integração Comunitária do SAAE, acompanha de perto todas as aulas. Para ela, as oficinas também têm o objetivo de aproximar o SAAE da comunidade. “Além de levarmos água encanada e ajudarmos no descarte correto dos esgotos domésticos, temos um olhar sensível para os moradores das comunidades onde realizamos intervenções. Ministrar cursos, sejam eles profissionalizantes ou algo como o ‘Dançando nas Manhãs’, pode ajudar no desenvolvimento e independência financeira dos moradores”, disse a coordenadora.
Edilene Santos é uma das 30 pessoas que receberam o certificado de conclusão da primeira etapa do curso de artesanato. Moradora de Santa Terezinha, a dona de casa elogiou o SAAE pela iniciativa e está matriculada também em outras oficinas. “Fiz o curso de artesanato, estou fazendo o de alongamento e o de dança. Aqui eu tive a oportunidade de aprender e ainda fiz muitas coisas bonitas que eu não sabia que era capaz. A alegria da aula é muito boa e as amizades que eu fiz… Isso aí é benefício pra saúde do nosso corpo e pra saúde mental”, relatou.