Organograma

Diretor Geral do SAAE

Francisco de Assis Alves de Brito

Formado em Administração, com pós- graduação em Direto Administrativo e MBA em Consultoria Empresarial, Francisco Brito é servidor efetivo desde de 2004. Leiturista por concurso, também foi coordenador dos setores de Hidrometria, Cadastro e Atendimento ao Público. Antes de assumir a diretoria geral em maio de 2020, esteve à frente da Diretoria Administrativa, Financeira e Contábil, desde abril de 2018.

 

Diretoria Técnica

A Diretoria Técnica é responsável pela captação da água dos poços, tratamento, elevação e distribuição da água para a sede do município e distritos e povoados da zona rural. Cabendo a esta diretoria a implantação, manutenção e ampliação de sistemas de coleta e tratamento de esgoto, planejamento de novas obras e sua fiscalização. E também pela implantação, manutenção, controle de qualidade e ampliações dos sistemas de abastecimento de água, manutenção preventiva e corretiva, nos sistemas de água e esgoto, redes de distribuição, poços, reservatórios, estações de tratamento de esgoto e a fabricação de pré-moldados (caixas de passagem, tampas de registros, muretas para ligação de água). Possui coordenações que atuam 24 horas:

Coordenação de Redes e Ramais de Água – CRRA: responsável pela manutenção preventiva e corretiva das adutoras, redes de distribuição e ramais de abastecimento de água, reservatórios, ampliações da rede e implantação de novos sistemas de abastecimento. Funciona 24 horas e todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados.

Coordenação de Redes e Ramais de Esgoto – CRRE: responsável pela manutenção preventiva e corretiva das redes e ramais de esgoto dos sistemas implantados pelo SAAE, manutenção das Estações de Tratamento de Esgoto e realização de novas ligações de esgoto.

Coordenação de Planejamento, Projetos e Obras – CPPO: cuida do planejamento, fiscalização e execução de obras. Elaboração de projetos, orçamentos e prestação de contas das obras e convênios. Dos serviços de recomposição de pavimento, gerados pelas demandas da CRRA e demais coordenações, fabricação de pré-moldados.

Coordenação de Operação e Manutenção – COM: responsável pela manutenção mecânica, elétrica preventiva e corretiva dos poços de abastecimento de água, manutenção em bombas submersas e centrífugas e demais equipamentos hidráulicos da Autarquia. Controla a operação das estações elevatórias de água e esgoto. Funciona todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados.

Coordenação de Tratamento de Água – CTA: responsável pelo controle de qualidade da água, através de dimensionamento de quantidades e adição de produtos químicos na água. Realização de coletas de amostra de água para análise em todos os sistemas de abastecimento, inclusive zona rural, a fim de verificar a qualidade do tratamento.

 

Diretoria Administrativa, Financeira e Contábil

Essa diretoria tem por finalidade planejar, coordenar, e controlar as atividades dos recursos humanos, compras de material, patrimônio, serviços gerais, financeiro e contábil. Dentre outras atividades, faz o acompanhamento dos convênios com o Governo Federal, das licitações, organizações dos eventos dos funcionários, participação na formulação dos acordos coletivos, análise de contratos, coordenação dos processos seletivos, formulação e acompanhamento de concursos públicos, negociação com prestadoras de serviço e fornecedores, quanto a prazo de entrega dos produtos, serviços e preços, e acompanhamento dos pagamentos efetuados pela autarquia.

Coordenação de Apoio Administrativo: organiza os transportes, no que diz respeito à escala dos motoristas, abastecimento e manutenção dos veículos. É responsável pela manutenção das instalações do SAAE, pelo funcionamento e controle dos serviços de telefonia (fixos e móveis) e energia elétrica do SAAE, incluindo Sobocó, Cavada, Estações de Tratamento de Esgoto e Sistemas Independentes de Abastecimento de Água. Faz o controle do uso das fotocopiadoras. Além de direcionar material de limpeza para os diversos setores.

Coordenação de Recursos Humanos: desenvolve políticas públicas de direitos e benefícios dos funcionários, orientando-os e dando assistência laboral. É responsável pela elaboração da folha de pagamento, controle de frequência. E desempenha algumas campanhas, juntamente a Assessoria de Comunicação, fazendo com que os funcionários estejam informados sobre os acontecimentos da autarquia.

 

Coordenação de Almoxarifado e Patrimônio: recebimento, armazenamento e distribuição de material, bem como saída e entrada de patrimônio. É responsável também pela reposição de estoque.

Coordenação Financeira e Contábil: setor responsável por empenhos, liquidações, pagamentos e controle dos recursos financeiros e contábeis da Autarquia. Faz a gestão da contabilidade pública, produzindo relatórios que são periodicamente reportados ao Tribunal de Contas, à Prefeitura, e à Diretoria. Nesta coordenação também se encontra a tesouraria, responsável pelo pagamento aos fornecedores e controle do saldo das contas bancárias.

Coordenação de Compras: adquire bens e serviços na qualidade desejada, pelo menor preço e quantidade solicitada. Dentre as atividades realizadas estão: pesquisa de mercado; cadastramento de fornecedores, produtos e serviços; realização de orçamentos; avaliação da melhor proposta (relação: qualidade, preço, prazos de pagamento e entrega); negociação com fornecedores; acompanhamento das entregas de material (inclusive busca e recebimento provisório) ou execução de serviços, entrada de notas fiscais de serviços.

Comissão Permanente de Licitação (Copel): coordena as licitações da autarquia, fazendo com que os processos de compra de produtos e contratação de serviços, de grande vulto, sejam efetuados com lisura. Também é responsável por elaborar, acompanhar e resguardar os contratos firmados entre o SAAE e seus fornecedores.

Diretoria Comercial

Tem por finalidade planejar, coordenar e controlar as atividades relacionadas ao faturamento e cobrança de contas, hidrometria, cadastro, atendimento ao público e serviços de ligação, religação, interrupção de fornecimento de água e troca de padrão. A Diretoria Comercial está dividida em quatro coordenações:

Coordenação de Atendimento ao Público: responsável pelo contato maior entre a Autarquia e o usuário com a intenção de tirar dúvidas, e prestar esclarecimentos sobre serviços de ligação, religação, informações sobre as contas, etc. Os funcionários trabalham recepcionando e repassando as queixas e solicitações dos usuários aos setores competentes.

Coordenação de Ligação, Corte, Religação, Substituição de Hidrômetro e Padrão: ao receber as informações do usuário através do posto de atendimento e dos leituristas, faz-se o encaminhamento das ligações novas, dos cortes e das religações. É também responsável pelas mudanças de padrões e pela modernização do parque de hidrômetros. Detectam vazamentos na caixa dos usuários e violações nos hidrômetros, notificando os usuários.

Coordenação de Faturamento e Cobrança: depois de efetuada a leitura dos hidrômetros, esse setor faz o cálculo, o processamento das contas, e encaminha para a impressão. Elas são entregues no setor de hidrometria e volta ao faturamento para que este faça o fechamento de rota de entrega das contas. O setor também trabalha com arrecadação e cobrança, faz a pesquisa dos usuários inadimplentes e emite ordens de serviços para o corte.

Coordenação de Cadastro e Hidrômetria: setor de Medição – Controla e efetua leituras, e faz entrega dos recibos de água. Setor de Cadastro – Lança as informações dos usuários no cadastro comercial e físico do SAAE. Guarda os registros físicos de todas as solicitações de ligação, de corte. Identifica e faz a roteirização das casas, para melhorar o trabalho do leiturista.