o serviço autônomo de água e esgoto (saae) alagoinhas, através da assessoria de integração comunitária (aic), passou a realizar a prática da coleta seletiva em suas dependências.
de acordo com ana mêre silva, assistente social, “a ação partiu de uma pesquisa aplicada internamente, a fim de saber como o trabalho social-educativo, já levado pelo saae às comunidades, poderia ser abordado entre os funcionários”.
em paralelo à aquisição dos contêineres, colocou-se em prática uma ação de conscientização, reforçando a necessidade de destinar corretamente os materiais passíveis de reciclagem. os funcionários, por sua vez, aderiram à campanha e, desde então, passaram a separar os tipos de lixo em suas próprias salas.
o recolhimento semanal do material ficou sob responsabilidade da cooperativa de catadores de alagoinhas (coral). ticiane queiroz, uma das cooperadas, afirmou que “a parceria entre a coral a e o saae é de extrema importância, tanto para o meio ambiente, graças à reciclagem, como também para as tantas famílias que dependem da coleta para ter uma renda”.
tendo a sede como ponto de partida, a inciativa comtemplará, gradativamente, as demais localidades da autarquia, desde os sistemas de captação até o posto de atendimento.
vale ressaltar que a responsabilidade ambiental, inerente a toda instituição de saneamento básico, é também dos moradores. cada um pode fazer sua parte separando o lixo orgânico (restos de comida, cascas de fruta etc.) do inorgânico.
duas cooperativas passam por diversos pontos da cidade, cotidianamente. a coral, sediada no jardim petrolar, e a cooperativa de reciclagem exército de cristo (coorpec), sediada no barreiro, atuam na juraci magalhães, praça kennedy, ipiranga, luiz viana, 2 de julho, centro, santa terezinha, santa izabel, urbis, catu, silvia jardim, além de mercados e escolas.