Com a assinatura da ordem de serviço do Avançar Cidades, realizada na manhã de domingo (24) em Nova República, a Prefeitura Municipal de Alagoinhas, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), deu um passo decisivo para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário responsável por aquela localidade e por parte de Santa Terezinha.
Com um investimento de quase R$ 13 milhões, o programa federal contemplará a construção de quatro estações elevatórias, cerca de 20 km de rede coletora, 10 km de interceptor e duas mil ligações intradomiciliares. As obras ocorrerão em mais de cinquenta ruas e beneficiarão diretamente mais de sete mil pessoas.
Em seu discurso, o prefeito Joaquim Neto falou sobre a importância desta ação de grande porte, que irá mudar para melhor a vida da população local, não só em termos de saúde, com o fim do esgoto a céu aberto, mas também no plano social. “Vamos gastar cerca de R$ 400 mil reais somente em assistência social. A gente vai ver emprego para a população, colocar os homens e mulheres daqui no mercado de trabalho, porque essa comunidade ficou muito fora do centro das atenções dos governos”, pontuou.
“Quando chove fica muito pior, alaga tudo, fica uma lama só, não tem nem como passar”, relata Dilmara Correio, confirmando que a obra vai trazer um salto significativo na qualidade de vida de todos que moram no bairro.
“Feliz e realizada”, assim se definiu Jassiara dos Santos durante o evento, assumindo que já não esperava que a realidade do lugar fosse de fato ser modificada algum dia.
A Diretora Geral do SAAE, Maria das Graças Reis, destacou que o empréstimo feito pelo Governo Federal só foi possível porque tanto a prefeitura quanto a autarquia estão com as contas organizadas, do contrário não seria possível. “Estou duplamente satisfeita, como gestora pública e engenheira sanitarista e ambiental, em poder fazer parte desse momento histórico que resultará em mais saúde para a comunidade e, com a coleta, o tratamento e o encaminhamento adequado dos esgotos, preservação do meio ambiente”, afirmou.
Além da assinatura da ordem de serviço, houve ainda café da manhã, stand informativo dos serviços do SAAE, aferição de pressão, vacinação e atração musical.
Agora, antes de iniciar efetivamente as obras, a empresa licitada se dedica o levantamento topogáfico do local.