Nesta sexta-feira (03), alunos e alunas do curso de artesanato oferecido pelo SAAE, receberam o certificado de conclusão. A formação foi realizada através do Plano de Trabalho Técnico Social (PTTS) do Avançar Cidades.
Segundo Francisco Brito, diretor geral do SAAE, além de realizar uma obra estruturante de esgotamento sanitário, que vai ajudar na valorização da localidade onde ela está sendo instalada, a autarquia também pensa no desenvolvimento socioeconômico dos moradores. “Hoje, concluímos o curso de artesanato, mas estamos ministrando oficinas de dança, alongamento e ainda vamos ofertar vários outros cursos, inclusive profissionalizantes, gratuitamente, para moradores de Nova República e parte de Santa Terezinha”, explicou o gestor.
Leila Pires, coordenadora da Assessoria de Integração Comunitária do SAAE, acompanha de perto todas as aulas. Para ela, as oficinas também têm o objetivo de aproximar o SAAE da comunidade. “Além de levarmos água encanada e ajudarmos no descarte correto dos esgotos domésticos, temos um olhar sensível para os moradores das comunidades onde realizamos intervenções. Ministrar cursos, sejam eles profissionalizantes ou algo como o ‘Dançando nas Manhãs’, pode ajudar no desenvolvimento e independência financeira dos moradores”, disse a coordenadora.
Edilene Santos é uma das 30 pessoas que receberam o certificado de conclusão da primeira etapa do curso de artesanato. Moradora de Santa Terezinha, a dona de casa elogiou o SAAE pela iniciativa e está matriculada também em outras oficinas. “Fiz o curso de artesanato, estou fazendo o de alongamento e o de dança. Aqui eu tive a oportunidade de aprender e ainda fiz muitas coisas bonitas que eu não sabia que era capaz. A alegria da aula é muito boa e as amizades que eu fiz… Isso aí é benefício pra saúde do nosso corpo e pra saúde mental”, relatou.
Devido à alta procura e sucesso, o curso de artesanato terá uma segunda etapa, que será iniciada na próxima quarta-feira (08). Interessados que sejam residentes de Santa Terezinha e Nova República devem procurar as equipes do SAAE e do PTTS, na Praça CEU, para realizar a matrícula.
Confira mais fotos abaixo.
Texto e fotos: Ascom SAAE Alagoinhas.