“saneamento é saúde”. e foi partindo dessa premissa que o serviço autônomo de água e esgoto (saae) alagoinhas realizou, no último domingo (15), na quadra poliesportiva do mangalô, seu 1° mutirão de cidadania.
durante o evento, que aconteceu das 9h às 12h, moradores do mangalô e bairros vizinhos puderam ter acesso a diversos serviços públicos, como corte de cabelo, aferição de pressão e índice de glicemia, orientação sobre dsts, saúde bucal e negociação de dívidas, tornando a ação um evento voltado para a promoção da saúde.
a diretora geral do saae, maria das graças reis, explicou que “como a autarquia presta um serviço essencial à vida das pessoas – que é o abastecimento de água e o esgotamento sanitário –, não podemos ficar restritos apenas a prestação do serviço. saneamento é saúde e temos que ampliar o nosso conceito de saneamento”.
para a coordenadora de atenção básica à saúde da secretaria municipal de saúde (sesau), ana paula sales, o mutirão possibilita que serviços importantes, como aferição de pressão, possam ser ofertados sem a necessidade de uma triagem, como acontece nas unidades básicas.
e foi justamente isso que ana cristina da silva, moradora da baixa do corte, fez. “eu fiz a aferição de pressão aqui porque não tenho tempo de fazer no dia a dia”, afirmou. após a aferição, cristina da silva recebeu orientação sobre alimentação e hábitos que podem ajudar no controle da sua pressão arterial.
em um dos stands montados pela faculdade de tecnologia e ciências da bahia (fatec), mariana costa, estudante de pedagogia do primeiro semestre, foi uma das responsáveis pela atividade lúdica com as crianças sobre o uso racional da água e se disse satisfeita com o resultado do mutirão, pois “a gente sabe que essas crianças vão sair daqui hoje sabendo que a água pode acabar e precisamos usar com responsabilidade”.
a proprietária do centro profissionalizante de cabeleireiros e similares (ceproc), lauriete reis, responsável pela ação de corte de cabelo durante o mutirão, lembrou que esses eventos representam uma troca, uma vez que “ganha a população, que recebe corte gratuito, e ganha a gente com a possibilidade dos alunos de poderem treinar, na prática, o que aprendem nas aulas. é uma felicidade grande poder receber nossa comunidade”.
a ouvidora do saae, tânia regina, também fez um balanço positivo do mutirão. “tivemos muito mais atendimento aqui até mesmo do que na última ouvidoria. o usuário se sente valorizado tendo o serviço mais perto da sua comunidade”, contou.
maria olcione, moradora da região, aprovou o evento e disse que foi tudo proveitoso. “assisti as palestras, fui na orientação de dentista. todas as áreas, os serviços que teve aqui hoje foi uma maravilha”, disse.
a assessora de integração comunitária da autarquia, leila pires, agradeceu o apoio dos parceiros e a receptividade dos moradores, principalmente do mangalô. a assessora lembrou, ainda, que o mutirão faz parte do pacote de ações sociais desencadeadas pelo programa federal saneamento para todos. “esse é só o início. o social é um trabalho muito amplo e estamos trabalhando para levar mais ações como essa para outras comunidades. em junho, esse mesmo mutirão vai acontecer no petrolar”, assegurou a assessora.
a vice-prefeita, professora iraci gama, o presidente da câmara municipal de alagoinhas, roberto torres, e o vereador luciano almeida (dem) também estiveram presentes no evento.