Até o primeiro semestre de 2021, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Alagoinhas já conseguiu pagar R$ 6.852.189,99 em dívidas herdadas do governo anterior. Somente esse ano, foram pagos R$ 1.246.185,09 entre dívidas da Coelba, INSS, fornecedores e sentenças judiciais.
Segundo a diretoria do SAAE, com o montante pago desde 2017, a autarquia poderia ter investido em saneamento e em melhorias no abastecimento de toda Alagoinhas. “Apesar de tudo, o SAAE já está conseguindo investir, até mesmo com recursos próprios, na perfuração de novos poços e na ampliação do esgotamento sanitário”, disse o diretor geral do SAAE, Francisco Brito.
Com a boa administração e medidas de austeridade, nos últimos 4 anos, a autarquia conseguiu realizar uma série de melhorias que impactam diretamente na saúde e qualidade de vida do povo de Alagoinhas, a exemplo da implantação do Sistema de Abastecimento de Mangueira e Novo Paraíso; ampliação do Sistema de Abastecimento de Sucupira; aumento de 90% da oferta de água para Limoeiro, Capoeira, Cruzeiro dos Montes, Alagoinhas IV e Disai; ampliação do atendimento à população e também o aumento de 91% no esgotamento sanitário do município.
ASCOM SAAE Alagoinhas.