Desde 2017, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas já pagou quase R$ 5 milhões de dívidas herdadas da gestão municipal anterior. Até o final de 2020, a expectativa é que esse número se aproxime dos R$ 6 milhões, e isso levando-se em conta a queda na arrecadação por conta da pandemia do novo coronavírus.
Com respaldo da Prefeitura Municipal, a autarquia tem honrado rigorosamente com estas dívidas – Coelba, INSS, fornecedores, sentenças judiciais – cujos valores poderiam ser usados para investimentos no abastecimento de água e na coleta e tratamento de esgoto.
“A minha sensação é, ao mesmo tempo, de quem sente que poderíamos fazer muito mais, não fosse essa herança maldita deixada para a atual gestão municipal, mas também com a certeza de que hoje estamos no caminho certo”, afirmou o diretor geral, Francisco Brito. “E há a esperança de que, dando continuidade a esse trabalho sério que tem sido feito, com transparência e idoneidade, teremos dias cada vez melhores, pois tudo isso demonstra que, com trabalho e comprometimento com a população, o SAAE é viável”, completou.
A questão da viabilidade do SAAE enquanto entidade autárquica, sobretudo num momento em um novo marco legal do saneamento foi aprovado pelo Senado sem diálogo com a população, pode ser atestada não só com a capacidade de quitar dívidas herdadas em valores tão alto como citados acima, mas também com o pagamento em dia dos funcionários e, mesmo com todas as dificuldades, investimentos importantes, a exemplo da instalação do Sistema de Abastecimento da Mangueira. Realizada com recursos própiros, a obra, que já está em fase de testes, irá levar água encanada pela primeira vez à comunidade.
Canais de atendimento
WhatsApp: 75 9 81804500
WhatsApp: (75) 98180-4500. (Atendimento 24h)
Call Center: 0800 7027065
Redes Sociais
Facebook: www.facebook.com/saaedealagoinhas
Instagram: www.instagram.com/saaealagoinhas
Site: www.saae.alagoinhas.ba.gov.br