o mês de dezembro, marcado pela chegada do verão, é caracterizado pelo aumento do calor, com a elevação da temperatura e da umidade. trata-se, ainda, de um período de férias escolares e de maior fluxo de pessoas em casa, em decorrência das festas de final de ano. logo, toma-se mais banho, lava-se mais roupa e aciona-se mais as descargas.
de acordo com instituto brasileiro de geografia e estatística (ibge), cada brasileiro consome 108,4 litros de água por dia. devido à soma dos fatores elencados no parágrafo acima, há um salto significativo no consumo de água, cerca de 35% a mais do que o habitual.
os dados são o resultado de uma reação em cadeia que, por uma questão de ordem lógica, afeta diretamente não apenas o bolso dos usuários, mas também reflete no meio ambiente.
há, no entanto, maneiras de combater o desperdício de água, evitando alterações significativas nas taxas de pagamento e contribuindo para a preservação dos nossos bens naturais. são medidas simples mas eficientes, sendo necessário apenas a adequação do comportamento. aplicando-as no dia a dia, o usuário poderá aproveitar a estação do sol sem maiores consequências.
confira abaixo algumas dicas:
• reaproveite a água do segundo enxágue da máquina de lavar para dar descarga. recolha a água da chuva para regar as plantas.
• diminua o tempo de banho, fechando o registro quando for se ensaboar ou
• deixar para regar o jardim à noite, a fim de evitar a evaporação durante o dia.
• opte pelo regador em vez de mangueira.
• verifique vazamentos.
• feche a torneira enquanto escova os dentes, lava a mão ou faz a barba.