Ao passar pelo portão da Estação Engenheiro Francisco Távora, responsável por cerca de 60% do abastecimento de água de Alagoinhas, é impossível não ter a atenção atraída pela vegetação. Para além das dependências administrativas, nos quatro cantos a imponência da natureza se destaca verdejante.
E é justamente com o intuito de cuidar desse espaço que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas e a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA) firmaram uma parceria, com essa última doando duzentas mudas árvores — Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Ipê Rosa, Ipê Roxo Sete Folhas, Pata de Vaca, Cajueiro, Pau Brasil, Heliconia, Jabuticabeira e Cica — destinadas à recuperação de áreas degradadas (PRADE) na captação.
Nesta sexta-feira (19), a diretora geral da autarquia, Maria das Graças Reis, e o secretário da SEDEA, José Edésio, estiveram no Sobocó. Na ocasião, os dois plantaram uma das mudas e falaram a respeito da importância da iniciativa.
“É uma recuperação de uma vegetação antiga aqui na nossa principal captação de água”, afirmou a diretora. “A gente precisa recuperar o tempo perdido”, completou, frisando que além dos benefícios para o meio ambiente, há ainda a possibilidade de tornar o ambiente mais harmonioso e bonito através do paisagismo. “Que isso repercuta em várias outras instituições, nas escolas, nos leitos dos rios”, finalizou.
“Nada melhor do que a SEDEA assumir essa posição de estar recuperando uma área degradada, que inclusive pertence não só ao município, mas à família dos funcionários do SAAE, que são parte integrante desse contexto institucional”, disse o secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, José Edésio. “Nós entendemos que quando recuperamos essa área degradada nós não só valorizamos a recuperação ambiental, mas também elevamos à autoestima dos funcionários”, pontuou, lembrando a pertinência da ação neste que é o mês do meio ambiente.
“Era um sonho, a gente pensou nisso há um tempo atrás e agora concretizou, então é um crescimento da nossa instituição”, revelou o laboratorista e coordenador de Tratamento de Água, Adriano Almeida, reforçando a ideia de que o reflorestamento irá contribuir bastante tanto no que diz respeito ao solo local quanto ao aspecto visual. “O ipê tem a capacidade de absorção dos nutrientes do solo, e a absorção dessas substâncias contribuem para a qualidade da água do lençol freático, a qualidade da água tende a melhorar cada vez mais”, explicou.
A expectativa é que as plantações ocorram, paulatinamente, ao longo de todo o perímetro da estação.
Canais de atendimento
Posto de Atendimento: Rua Moreira Rego, 9977, Centro
Call Center: 0800 702 7065
WhatsApp: (75) 9 81804500.
Redes Sociais
Facebook: www.facebook.com/saaedealagoinhas
Instagram: www.instagram.com/saaealagoinhas
Site: www.saae.alagoinhas.ba.gov.br
ASCOM Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Alagoinhas