A Prefeitura Municipal de Alagoinhas iniciou na segunda-feira (17), a execução de 6,5 km de rede de distribuição e adutora em Mangueira, comunidade rural que, com mais de 100 anos de existência e localizada a cerca de 15 km do perímetro urbano da cidade, terá abastecimento encanado pela primeira vez em sua história. No total, cerca de 400 pessoas serão beneficiadas com a intervenção.
A diretora técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAEE), Valéria Figueiredo, discorreu sobre a importância da implantação do sistema de abastecimento numa comunidade que, a mais de uma década, é atendida via caminhão-pipa uma vez por semana. “Com a implantação do sistema de abastecimento haverá água potável disponível continuadamente e em quantidade para atender a todos os usos domésticos”, afirmou.
“Eu moro aqui desde os dois anos e sempre acompanhei a dificuldade de todos aqui. Se não tivesse um poço, ninguém tinha água. Então, agora a gente vai poder abrir a torneira e ter água encanada, porque é muito sofrimento, carro de mão, balde d’água”, contou a dona de casa Carla Pereira, de 39 anos.
“Eu rezava direto pra um dia ver isso acontecer. A riqueza que a gente tem no mundo é água, porque sem água ninguém vive. Eu não tenho poço, quem tem é meu irmão, então eu precisava do poço dele pra usar água. Agora, eu não vou precisar. Vou ter minha água em casa, sossegado, pagar minha taxa tranquilo”, afirmou o pintor Gilvan Santos, 52, nascido e criado em Mangueira.
Com a intervenção, há também o aumento da cobertura do abastecimento de água na zona rural, mais um passo dado em direção à universalização do serviço, em acordo com a Lei Nacional de Saneamento.
Canais de atendimento
Posto de Atendimento: Rua Moreira Rego, 9977, Centro
Call Center: 0800 702 7065
WhatsApp: (75) 9 81804500.
Redes Sociais
Facebook: www.facebook.com/
Instagram: www.instagram.com/
Site: www.saae.alagoinhas.ba.gov.br