Os alagoinhenses têm mais um motivo para se orgulhar do SAAE: devido à eficiência no controle de gastos e à recuperação gradativa de grandes perdas econômicas e consequente retorno do potencial de investimento, o SAAE Alagoinhas destacou-se no cenário nacional e seu diretor geral, Francisco Brito, foi eleito presidente da Regional Nordeste 1, célula da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) que compreende autarquias municipais de saneamento da Bahia e de Sergipe.
A eleição, realizada por Aparecido Hojaij, presidente da ASSEMAE, e pelo secretário executivo da instituição, Francisco Lopes, ocorreu na segunda-feira (11), no auditório do Hotel Plaza e contou com a presença física e virtual de representantes das autarquias da região.
A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento possui 13 regionais espalhadas em todo o Brasil, segundo Hojaij, “a função da regional é organizar os SAAE’s do seu entorno e, a partir disso, levantar as demandas para que a nacional possa conduzi-las de Brasília e atender às necessidades da região”.
Hojaij destacou a importância da autarquia alagoinhense no cenário do saneamento público nacional. “O SAAE Alagoinhas é histórico dentro da ASSEMAE. Alagoinhas sempre teve uma participação efetiva, sempre ajudou a construir o saneamento brasileiro. Eu acredito que o trabalho do Francisco Brito vai ser brilhante, como sempre foi e, com isso, Alagoinhas vai poder mostrar ao Brasil que o Nordeste sabe fazer saneamento público de qualidade”, afirmou o presidente.
Francisco Lopes, secretário executivo da ASSEMAE Nacional explicou que, através da troca de experiências e de reuniões para discutir regionalização, consórcio público, investimentos e melhorias da gestão, espera que, com a liderança de Francisco Brito, o protagonismo do saneamento público em toda a região seja retomado.
Um dos principais objetivos do presidente eleito e diretor geral do SAAE Alagoinhas, Francisco Brito, é garantir o cumprimento das metas do Novo Marco do Saneamento Brasileiro, sancionado em julho de 2020 e que visa garantir, até 2033, que 99% da população tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e coleta de esgoto.
“Quero me certificar do fortalecimento do SAAE de Alagoinhas e dos demais SAAE’s, garantir o engajamento do nosso município nesse processo de universalização do acesso à água e do esgotamento sanitário”, pontuou o mais novo presidente regional.
ASCOM SAAE Alagoinhas.