plantio direto, sementeira, melhoramento do solo, transplantio, agricultura familiar. palavras e conceitos como estes não figuravam no vocabulário dos alunos da escola estadual júlio leal, localizada no mangalô, até a oficina de produção de horta realizada pelo serviço autônomo de água e esgoto (saae).
finalizada nesta quinta-feira (11), a ação integra as ações sociais do programa federal saneamento para todos, que tem como objetivo promover saneamento básico, trazendo mais qualidade de vida às famílias brasileiras, e, através de aulas teóricas e práticas, deixa como legado inédito não apenas uma horta no terreno da escola, mas também sementes de conhecimento nos estudantes.
“partimos do princípio que o saae tem uma visão holística, em relação ao que é saúde, pois se estamos falando de água, estamos falando diretamente de saúde”, explicou leila pires, assessora de integração comunitária. “o projeto foi pensado como possibilidade de trazer não um projeto que ficasse apenas aqui, mas que fosse levado para a casa dessas crianças, desses professores, que eles possam ser multiplicadores.”
sobre a experiência de cultivar inúmeros legumes e hortaliças, átila nelson, de 15 anos, avaliou como “uma grande inovação trazer um novo tipo de alimentação aqui para a escola”. o aluno da 8ª série do ensino fundamental também falou sobe a importância do aprendizado acerca de vários tipos de plantações, e sobre o prazer de colher algo plantado por eles mesmos e que servirá para todos.
filipe david, nutricionista convidado parar conversar com os estudantes sobre os benefícios da alimentação saudável, parabenizou o saae “pela ação social, cultural e nutricional proporcionada; é agregar uma cultura diferente, benefício à comunidade e buscar para eles um entendimento do porquê de isso está sendo feito”.
o que antes tratava-se apenas de uma faixa de terra batida no canto da escola, agora é um espaço tomado pela vida e pelo verde: coentro, cebolinha, alface, couve e muito mais crescem saudáveis.
“hoje eles têm a capacidade de prosseguir com a horta por conta própria”, afirmou clécio mendes, professor responsável pela oficina, frisando que este é só o começo. há até um grupo de whatsapp para troca de informações sobre agricultura familiar. na escola, os alunos terão à disposição três catálogos com o passo a passo do plantio — do melhoramento do solo até a colheita.
além do atendimento presencial no posto de atendimento (rua moreira rego,9977, centro), há o whatsapp e o call center. pelo aplicativo, basta enviar uma mensagem (75) 981804500; o retorno sempre é instantâneo. pelo call center, é só ligar gratuitamente para 0800 702 7065.
ascom
serviço autônomo de água e esgoto – saae alagoinhas
e-mail: ascom.saae@alagoinhas.ba.gov.br
telefone: (75) 31826031
redes sociais
facebook: www.facebook.com/saaedealagoinhas
instagram: www.instagram.com/saaealagoinhas
site: www.saaealagoinhas.org