o serviço autônomo de água e esgoto (saae) alagoinhas finalizou, nesta sexta-feira (17), o projeto “mulher mais – agora sou mais mulher”. a iniciativa, desenvolvida pela assessoria de integração comunitária (aic), integrou as ações sociais do programa federal saneamento para todos, e teve como objetivo melhorar a qualidade de vidas das mulheres dos bairros barreiro, mangalô e jardim petrolar, a partir da produtividade e continuidade das relações familiares e com outros grupos sociais.
ao longo dos encontros comandados pela pedagoga eva araújo, as participantes puderam fazer um resgate de suas memórias afetivas, desde a infância – brincadeiras de criança, músicas marcantes, cantigas de roda – até a adolescência e vida adulta. além disso, ainda pintaram quadros e montaram uma história coletiva a partir das histórias individuais.
“foi uma experiência maravilhosa, pois conseguimos resgatar memórias que nos incomodavam e lidar com a vida de maneira mais fruitiva. a heterogeneidade do grupo nos possibilitou a oportunidade de falarmos acerca de diferentes histórias de vida, o que aproximou mais as mulheres que fazem parte dessas comunidades”, disse a pedagoga.
para ana maria santana, de 56 anos, foi maravilhoso, pois as moradoras se aproximaram ainda mais e puderam descobrir o potencial que cada uma tinha guardado em si. “fez e fará muita diferença em minha vida daqui para frente, pois havia coisas que eu guardava, como se tivesse uma mochilinha em minhas costas, acontecimentos do passado que eu consegui colocar para fora e estão eliminadas”, afirmou a estudante de técnico de meio ambiente. “tirei esse fardo e agora posso seguir adiante, ter o pensamento positivo sobre algumas coisas”, concluiu.
“foi uma oportunidade que eu nunca tive antes”, comentou teresinha dos santos nery, 68 anos. “eu amei, pois nos divertimos e aprendemos muita coisa boa”.
a parceria do projeto com daniele vasconcelos, maquiadora, proporcionou um momento de embelezamento às mulheres. “é muito bom ver a satisfação das mulheres de se olhar no espelho e se sentir mais bela. o que é muito importante quando falamos em resgate da autoestima”, explicou a maquiadora.
leila pires, assessora da integração comunitária, destacou que o resgate feito pela professora eva oportunizou às participantes se reconhecerem enquanto mulheres fortes. “o projeto foi um sucesso e, levando isso em conta, iremos levá-lo para outras partes da cidade, como alagoinhas iv, praça kennedy, novo horizonte, santa terezinha e pirinel, desta vez através do programa de aceleração do crescimento e”, revelou a assessora.
maria das graças, diretora geral da autarquia, ressaltou a relevância do projeto, uma vez que “o papel do saae perante à sociedade de alagoinhas não é apenas de prestar um bom serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário, mas também de levar conhecimento não só no âmbito da educação sanitária e ambiental e promover ações como essa, afinal não se trata apenas de um trabalho de saneamento, mas de saúde pública”.
além do atendimento presencial no posto de atendimento (rua moreira rego,9977, centro), há o whatsapp e o call center. pelo aplicativo, basta enviar uma mensagem (75) 981804500; o retorno sempre é instantâneo. pelo call center, é só ligar gratuitamente para 0800 702 7065.
ascom
serviço autônomo de água e esgoto – saae alagoinhas
e-mail: ascom.saae@alagoinhas.ba.gov.br
telefone: (75) 31826031
redes sociais
facebook: www.facebook.com/saaedealagoinhas
instagram: www.instagram.com/saaealagoinhas
site: www.saaealagoinhas.org