estudantes de engenharia sanitária da universidade federal do recôncavo da bahia (ufrb), do campus cruz das almas, estão em visita ao serviço autônomo de água e esgoto (saae) alagoinhas para conhecer o modelo de serviço oferecido pela autarquia.
segundo a diretora geral da autarquia, maria das graças reis, é sempre uma satisfação poder receber os estudantes e, de alguma forma, contribuir para o processo de formação de cada um. “que eles aproveitem a oportunidade para verem, de perto, como funciona o nosso sistema, com suas características positivas e os seus desafios”, enfatizou a diretora.
a professora camila vieira, responsável pela disciplina tratamento de águas residuais, diz que o objetivo da vinda é apresentar à turma diferentes possibilidades de modelos do serviço, atrelando teoria à realidade. “estamos aqui para fugir do quadrado, para eles entenderem que existem modelos diferentes para realidades diferentes, cada um com suas especificidades”, explicou a professora.
além da sede, que centraliza os setores administrativos do saae, os estudantes estão visitando estações de tratamento de esgoto, a exemplo da estação diesel que, atualmente, atende a cerca de 150 domicílios. a diretora técnica da autarquia, valeria figueiredo, explica que existem 17 sistemas de tratamento de esgoto na cidade e que cada um se ajusta a realidade da comunidade. ela diz, ainda, que “essa estação ( diesel), por exemplo, como atende a uma comunidade pequena, conseguimos construir para que ela funcione sem nenhum consumo de energia e, ainda assim, atingindo a eficiência de projeto”.