O segundo dia da II edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas foi marcado por palestras sobre hipertensão e diabetes e saúde mental e apresentação teatral.
“A SIPAT é um evento especial porque é algo trabalhado para os colaboradores, são dias dedicados para os colaboradores e que sempre têm algo a contribuir para a vida, para a saúde, para o dia a dia”, afirmou a enfermeira Lais Lins. “Hipertensão e diabetes são temas que são muito importantes, porque infelizmente vêm aumentando o número de pessoas hipertensas e diabéticas, e as pessoas vêm adquirindo essas doenças cada vez mais cedo”, explicou, destacando a relevância da conscientização da necessidade de mudança de hábitos, para evitar tanto agora quanto mais tarde o desenvolvimento destas enfermidades, através da boa alimentação, atividade físicas, momentos de lazer e acompanhamento médico.
A psicóloga Claudia Gomes esclareceu que não se pode mais fechar os olhos para as doenças mentais. “Quando a gente faz um evento desse porte, valoriza o profissional, ganha todos, a empresa, o funcionário e também a família”, disse. “Quando o profissional se sente acolhido, reconhecido como ser humano, isso também produz um efeito em sua saúde mental.”
Entre as duas palestras, a peça “O empresário e a morte” tratou de forma humorística sobre a importância dos cuidados no exercício das funções diárias. “É um chamamento para as pessoas se atentarem que é preciso se cuidar, usar os EPI’s, refletir sobre a vida”, contou o servidor Edson Dantas, um dos atores da peça.