Valquíria Almeida contém as lágrimas ao falar sobre a experiência das aulas de alongamento que chegaram ao fim nesta quarta-feira (30) na Praça Kennedy.
— Eu sinto muitas dores, mas depois que eu vim para as aulas me senti bem melhor — afirma a moradora da rua Leovigildo Reis de cinquenta e seis anos. — Foi muito bom, muito importante… Já me emocionei com o professor.
Reunidos na praça principal do bairro, no início de uma manhã ensolarada, os participantes da oficina realizada entre março e abril pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Alagoinhas, esbanjam saúde e bem-estar. Entre todos os presentes, o sentimento é de alegria e gratidão. Aos setenta e oito anos, firme, forte e sorridente, Josefa da Rocha revela que tinha ido à primeira aula, semanas atrás, sem saber se voltaria. Mas bastou uma primeira sessão de alongamento com o professor Leandro Barbosa para acabar com qualquer dúvida. — Ele é muito bom, igual a ele não tem. A gente fazendo os exercícios e ele explicando para que serviam.
Com setenta e oito anos, dos quais trinta e oito dedicados à prática de exercícios físicos regulares, Valdir Machado aprovou a iniciativa, que fez parte das ações sociais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1). — A esposa estava aqui, eu vim e fiquei muito feliz. Foi uma surpresa. Tudo que aconteceu foi muito positivo.
— É uma troca, né? — diz o educador físico Leandro Barbosa, responsável pela condução das aulas. — Eu estive aqui como uma referência, mas deixo uma sementinha plantada. Se todas as empresas tivessem essa consciência social que o SAAE tem, o Brasil seria uma potência em saúde pública. A gente sabe que a atividade física tem essa inserção com a saúde das pessoas, baixa dosagem de medicação, melhora a qualidade de vida.
A diretora geral, Maria das Graças Reis, esteve presente na ocasião. Defensora da instituição cem por cento pública, a gestora conversou com os moradores sobre a importância do desenvolvimento das ações sociais por parte da autarquia. — Como engenheira sanitarista e ambiental, acho muito importante prestar não apenas o serviço essencial de água e esgoto, mas também levar conhecimento para a população. Afinal, o SAAE está na casa das pessoas no dia a dia, então precisamos pensar no saneamento de forma ampla.
O diretor administrativo e financeiro, Francisco Brito, também marcou presença na culminância. — Nos traz uma satisfação muito grande ver o SAAE mais perto das pessoas, isso é de extrema importância — afirmou.
A assessora de Integração Comunitária, Leila Pires, agradeceu a participação de todos e fez o convite para a Feira de Saneamento que irá acontecer no bairro no dia 11 de maio.
Confira a galeria de fotos:
Canais de atendimento
Posto de Atendimento: Rua Moreira Rego, 9977, Centro
WhatsApp: (75) 981804500
Call Center: 0800 702 7065
Telefone: (75) 34037760
Redes Sociais
Facebook: www.facebook.com/saaedealagoinhas
Instagram: www.instagram.com/saaealagoinhas
Site: www.saae.alagoinhas.ba.gov.br
ASCOM Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Alagoinhas